Image Map

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Resenha- @mor

Um pouco sobre o livro:


@mor de Daniel Glattauer lançado pela editora SUMA DE LETRAS.
O livro se passa em trocas de e-mails, Emma Rothner manda o e-mail de cancelamento de uma revista que tem assinada, mas ela manda para o e-mail errado o e-mail da revista é woerter@like.com ela mandou para woerter@lEike.com, sim um mero descuido que por acaso aconteceu varias vezes nessas tentativas de cancelamento.
Emma manda uma mensagem coletiva "feliz natal e prospero ano novo" e ela manda esse mail para Sr. Leike novamente, isso faz com que ele a responda dando sua opinião sobre e-mails coletivos. Isso desencadeia em uma longa troca de e-mails, os dois fizeram uma grande amizade, nessas trocas de e-mails os dois se "abriam" e contavam sobre suas vidas, mulheres, família. Eles tinham a necessidade de escreverem todos os dias, em todos os horários, inclusive a noite quando o vento norte batia na janela de Emmi e Leike dava sugestões a ela do que fazer.
Se passavam muito tempo sem se escreverem a falta de algo na vida era instantânea, Emmi já não conseguia mais viver pensando em seu marido, ela pensava apenas no seu "amor virtual".
Nunca tinham se encontrado, todas as tentativas de marcar um encontro eram frustradas por algum bom motivo.
Depois de quase um ano de envolvimento de e-mail, sim um ano, eles não viviam mais sem se escrever.
Leike recebe um e-mail do marido de Emmi (Sr. Bernardh), dizendo que ele leu todos os e-mails dos dois e contou toda historia de sua família, Bernardh fez um pedido ao Sr. Leike, que ele saísse, que ele encontrasse Emmi, queria que esse mistério acabasse logo, que Emmi voltasse a se dedicar a sua família, a amar seu marido.
Depois de dias sumido (tinha ido viajar) Leike avisa a Emmi que irá se mudar para muito longe, Emmi entra em choque, realmente não entende o porque que ele ira se mudar, porque seu jeito de escrever mudou tanto, eram muitas perguntas!
Os dois marcaram de se encontrar na casa de Sr. Leike. Na noite do encontro o marido de Emmi falou a seguinte frase "Divirta-se Emmi!" Sr. Bernardh nunca chamava Emma de Emmi, ela achou isso muito estranho e entendeu que seu marido já tinha sacado tudo, no mesmo momento ela desistiu de encontrar Leike.    
Na noite seguinte ela manda um enorme texto contando tudo que imaginou ao ouvir aquilo do marido. A mensagem de resposta do e-mail de Sr. Leike foi que o endereço de e-mail tinha sido trocado e que se chegassem mais e-mails a aquele endereço, seria excluído!


Minha opinião:
ÓTIMO livro, uma ótima historia, muito interessante.
A forma de usar as palavras, vírgula, pontos, travessões, tudo muito bem colocado para dar um ar de mais natural, uma conversa real entre pessoas conhecidas, paixão vista somente na forma de escrever, sem descrever nenhum movimento físico, tudo psicologicamente.
Aquela tensão de marcar o encontro e querer mesmo saber como será quando se encontrarem, se vão se decepcionar, aquele sentimento de saber como será o final, sim o final é muito surpreendente, muito curioso (pelo menos eu fiquei hiper curiosa). Amei esse livro.
Beijos e bons livros!





Nota 10!!!
OBS: Vou ler o próximo livro ( a continuação) e logo farei resenha também, porque esse livro é fascinante!

Nenhum comentário :

Postar um comentário